Ticker

domingo, 11 de março de 2012

GRAVIDEZ PSICOLÓGICA

Desde ontem estou com uma insuportável dor de cabeça e um pouco enjoada, fico observando meus seios imaginando se já estou grávida ou se esses sintomas são apenas psicológicos. Houve um momento que percebi até sensações estranhas dentro de minha barriga. Acho que posso estar ficando louca, por isso resolvi pesquisar sobre gravidez psicológica e postar aqui...


O receio, ou a vontade extrema de engravidar, podem propiciar a gravidez psicológica.


A gravidez psicológica, também chamada de pseudogestação ou pseudociese, é um quadro no qual a mulher apresenta os mesmos sintomas da gravidez, embora não se apresente gestante. Assim, ausência de menstruação, enjoos, crescimento da barriga, e até mesmo escurecimento dos mamilos, crescimento dos seios e produção de leite; podem ocorrer.
Este quadro está geralmente relacionado ao grande medo de não engravidar, ou ao contrário: ao desejo extremo de ser mãe. Em muitas situações, ocorre quando a mulher enfrenta sucessivas tentativas de engravidar, mas sem sucesso. Assim, pode somatizar este desejo, apresentando um quadro orgânico, comportamental e também de sensações, tal como se estivesse grávida.
Tal situação pode ser um grande transtorno para a mulher, o suposto futuro pai, familiares e amigos; ao perceberem que não se trata de um quadro real – principalmente se a mulher se recusar a aceitar a realidade. Assim, apoio e carinho são primordiais, principalmente do companheiro. É importante, também,trabalhar com ela a ideia de se consultar com um psicólogo, como forma de não estender por muito tempo tal gravidez, sob o risco da mesma mantê-la até o momento do parto, podendo ser uma situação muito traumática e sofrida. Além disso, a terapia pode ser importante para averiguar se a pseudociese está relacionada a algum outro problema de ordem psicológica.
Em casos extremos, pode ser necessário o tratamento hormonal, a fim de provocar a menstruação e, em situações que incluem outros transtornos psicológicos, como depressão, pode ser necessário o uso de outros fármacos.
A forma mais simples de detectá-la é por meio do exame HCG, uma vez que somente mulheres verdadeiramente gestantes têm o resultado positivo.
Problemas psicológicos, sexuais e traumas socioambientais também podem estar relacionados à pseudogestação. Alguns especialistas, ainda, sugerem que este quadro pode indicar a síndrome dos ovários policísticos, tumores ou câncer do útero, e distúrbios ovarianos e hormonais.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Aqui!!

 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »